sábado, 11 de outubro de 2008

Qual a diferênça entre 2008 e 1929?

Qual será a diferença entre 29 de Setembro e 29 de Outubro?! Será o facto de entre dadas as datas se passar aquilo que em linguagem cristã se intitula como mês?! E se acrescentarmos o ano, ou melhor, os anos correspondentes 2008 e 1929?! Devo referir que os meus conhecimentos "económicos" são muito rudimentares, principalmente quando se fala em “compra de activos de risco detidos pelas instituições financeiras”, que pelos vistos foi a medida proposta pelo senhor guerreiro super americano Bush, para resolver a situação. E de repente parece que toda a gente vê esta proposta como a melhor emenda, já que o soneto é triste e melancólico. No entanto, há umas semanas atrás, parece que uma tal Câmara de representantes norte-americana decidiu rejeitar aquela que é tida como a única solução para resolver tamanha crise. Facto que fez com que a bolsa, não só, americana caísse a pique, agravando a situação, já de si grave, desde o dia em que se ouviu falar em falência num tal Lehman Brothers. Isto leva-me a crer que os representantes da tal câmara de representantes norte-americana, na sua maioria não passam de uns simples sacanas, cruéis, malvadões. Típicas pessoas que adoram enfiar moscas e outros insectos dentro de pequenos volumes fechados com grades, para depois assistir confortavelmente ao seu afogamento, ou então asfixiados. Em último caso assistir como um bom voyeur (isto para aqueles que são mais resistentes as limpezas) à forma como esses mesmos insectos se desenvencilham numa teia de aranha. Mas parece que o plano foi reformulado e consequentemente aprovado, só que se calhar já é um pouco tarde, digo eu que sou um simples espectador de bancada, que me limito assistir pávido e sereno àquilo que os OUTROS me pretendem dar.
Embora já se falasse em crise: em épocas em que duas torres altas inatingíveis, sofriam o inesperado e em momentos de oscilações excessivas no preço do barril de petróleo. Agora, fala-se na pior crise de sempre, a crise dentro da crise.
Como assim?!
Esta foi a semana negra, ouviu-se falar até na emblemática sexta-feira negra, que em tempos levou uma poderosa nação à bancarrota. 69 anos depois, parece que não é só a mesma nação que corre perigo, mas pelos vistos o mundo inteiro, incluindo a Europa.
Mundo inteiro?!?!
Hoje ouvi uma noticia sobre o suposto fecho em alta numa bolsa do Irão, procurei informação sobre este facto e fiquei sem perceber, se seria um sonho ou um facto. No entanto se tal informação for fidedigna, isso leva-nos a pensar muita coisa, ou não. A grande questão é, quando é que deixamos realmente de ouvir falar em crise, e passamos a ouvir coisas como aumento do poder de compra na classe média, diminuição da inflação, redução dos preços do combustível.
Agora se os problemas e as grandes decisões económicas provêm da mãe América, capital do capitalismo, pai de toda a globalização e fonte de problemas ideológicos e financeiros, então porque é que eu não tenho direito a decidir qual dos dois: Obama ou Mccain. Deverá ser o presidente dos States, grandes decisores do mundo?! Não, em vez disso, vejo-me obrigado a decidir entre aqueles que a favor votam contra e nunca decidem nada.
Enfim, É A VIDA, mas nada de desanimar, sempre temos o Cristiano e o Magalhães.
E faltam 18 dias para o 29 de Outubro, altura em que se “celebram”, os 69 anos da grande recessão que abalou a economia americana em 1929. Na altura a Argentina era uma grande potência, na Europa surgiam os regimes autoritários/totalitários e o cinema florescia na América a par da crise. 69 anos depois, a crise está-se a instalar, a extrema-direita toma o poder em países como a Itália e a Áustria, a Argentina recupera da recente crise que a deixou na penúria. E o cinema, ou a Arte, no seu sentido lato. Que futuro se prevê?

Nenhum comentário: